Para Ler Ouvindo: As Histórias da Terra Média


Estou inaugurando hoje uma nova sessão no blog (e olha que as outras nem se consolidaram direito ainda).

Essa sessão é basicamente para indicação de músicas para você ouvir enquanto lê obras específicas. Devo ressaltar que são indicações baseadas no meu gosto e experiências pessoais, portanto não me responsabilize se não gostar das músicas. O critério usado é basicamente o feeling e o estilo. Escolho músicas que combinam com o enredo da obra literária, tanto na questão do sentimento, quanto no estilo musical usado que combina mais com a obra. Muitas vezes também estarei indicando músicas que foram diretamente criadas baseadas em tais obras. No caso de livros que serviram de base para filmes, indicarei músicas que não façam parte da trilha sonora oficial do filme mas provavelmente farei comentários a respeito desta.

Para estrear vou indicar uma lista de músicas que combina com as obras de John R.R. Tolkien que tem como cenário a Terra Média (A trilogia O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, O Hobbit, etc).

A trilha sonora dos filmes da série O Senhor dos Anéis, composta por Howard Shore e com algumas participações da Enya, é realmente muito interessante e pega o feeling da história em vários momentos, apesar de ser um tanto cansativa e nem sempre combinar com o que você está lendo.

Fora da trilha dos filmes, escolhi 12 músicas que tem uma pegada de folk nórdico ou com algo de épico (como Deliverance) e tem tudo a ver com o clima dos livros do Tolkien. Dentre elas estão duas da banda Blind Guardian que foram feitas especialmente em homenagem à trilogia do Senhor dos Anéis. As outras são em sua maioria músicas de bandas de Power metal e folk que captam bem a atmosfera da Terra Média. Além das que eu coloquei na lista, fica a indicação da música Wishmaster, da banda Nightwish, que foi feita em homenagem ao Tolkien.Eis a lista:

The Bard’s Song (In the Forest) – Blind Guardian

The Lord of the Rings – Blind Guardian

The Islander – Nightwish

Last of the Wilds – Nightwish

Where Dragons Fly – Rhapsody of Fire

Emerald Sword – Rhapsody of Fire

Floating – Anette Olzon

Celtic Spirit – Blind Guardian

Prayer – Secret Garden

Lappi I – Nightwish

Over The Hills and Far Away – Versão Nightwish *

Deliverance - Yanni

*Observação – Essa música conta uma história épica, mas que nada tem a ver com o mundo de Tolkien. A indiquei por que a escutei bastante enquanto lia O Silmarillion e acho que combina perfeitamente com o feeling dos livros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre X-Men: 10 razões para amar os X-Men do Bryan Singer

Sobre X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - A Análise Definitiva

Sobre a Franquia de Super Heróis da Fox : E se...? Pt 2